sexta-feira, 1 de junho de 2012

Curiosidades sobre o lixo

* Um programa de uma emissora de TV analisou o lixo de duas regiões de São Paulo, sendo uma nobre a outra da periferia. Tinha como objetivo, obter informações sobre os hábitos de consumo de classes sociais diferentes. Na região mais nobre, a quantia de resíduos sólidos encontrada foi muito maior.jogados  Sendo que este lixo ainda apresentava objetos em bom estado de conservação e até alimentos que poderiam ser consumidos. As pessoas com poder aquisitivo maior, tendem a consumir mais e a substituir produtos com maior frequência.

* A análise do lixo domiciliar já revelou fatos surpreendentes, como por exemplo, na época de escassez de algum alimento, ele pode ser facilmente encontrado no lixo, pois a tendência das pessoas é de ao encontrá-los, adquirir em grandes quantidades e acabam por não consumi-los.

* Na arqueologia é possível descobrir muito acerca da história das civilizações a partir dos restos de objetos que eram jogados fora.

* O uso da garrafa PET está cada vez maior. Atualmente podemos encontrar o material sendo usado em uma infinidade de criações. Entre elas estão:

Móveis
  • Puff de PET 
  • Cadeira de PET 
→ Usos para Casa
  • Aquecedor Solar com Garrafas PET de baixo custo 
  • Coletores de Água da Chuva
  • Iluminação interna aproveitando a luz solar 
  • Regador Automático para Plantas 
  • Sustentação para Casas 
→ Ferramentas e Utensílios de PET
  • Vassoura com tiras de PET 
  • Saquinhos para guardar coisas 
  • Luminárias e Artesanato
  • Porta Guardanapo 
  • Porta Lápis 
  • Potinhos, Embalagens
  • Outros objetos 
Recycline
100% PETSacola RetornávelSacola Retornável


* Hotel Flutuante   O plástico é um produto 100% reciclável, e o Brasil já reutiliza quase 50% das PETs. São tantas invenções que muita gente anda reclamando de falta de matéria-prima. E a equipe do Globo Repórter começou a entender por quê depois de conhecer a história do empresário Moisés Bichara.


"Eu pego porque estou fazendo duas coisas. Primeiro, juntando o lixo que está na rua. Segundo, aquele lixo me pertence, ele é um produto para mim. Hoje minha principal matéria-prima é o PET", diz o empresário.
Moisés já usou mais de 100 mil garrafas. Um começo até modesto para o tamanho do hotel de pesca que ele está construindo à beira do Rio Negro, no Amazonas.
"Aqui vai ser um centro de convenções para 400 pessoas. Serão mais ou menos 400 mil PETs", anuncia Moisés.
De longe, ninguém percebe. Mas são as garrafas que sustentam todo o hotel, que flutua sobre a água. Casas e passarelas flutuantes são comuns em comunidades ribeirinhas no Amazonas. É um jeititinho para se adaptar à subida e descida dos rios. Para construir, são usadas madeiras típicas da Amazônia, que não afundam. E sempre foi assim, pelo menos até a chegada de Moisés ao lugar.
Tudo começou porque ele achou muito caro o preço da madeira flutuante. E de tanto pesquisar alternativas descobriu as PETs. Funcionava e, melhor ainda, era de graça.
"Existe uma pressão dentro da PET. Então, quanto mais PETs eu colocar mais pressão vai ter. E assim começo a levantar esse complexo", diz Moisés.
Parece simples demais, mas é isso mesmo: camadas de PETs, criando pressão umas sobre as outras, se tornam a estrutura firme e flutuante que sustenta a construção. Para os turistas, um espanto. E, com certeza, o principal assunto que eles vão levar para casa depois das férias.
"Eu acho que essa é uma idéia que tem que ser mostrada para as pessoas, porque algumas nem pensam na possibilidade de reciclar uma garrafa PET e jogam no rio uma coisa que fica degradando a natureza", comenta a turista Cláudia Sampaio.

"Sem dúvida nenhuma, foi uma idéia brilhante. Eu acho que se todo mundo começasse a fazer esse trabalho, não haveria PET. Hoje, a gente não vê uma latinha nas ruas porque as pessoas catam. Isso teria que acontecer as PETs também", diz Moisés.



* Motel Ecológico

Eficiência energética, uso racional da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e preservação ambiental são algumas das novidades do Vitara Motel, o primeiro estabelecimento ecológico e sustentável do país. O Vitara promete figurar entre os principais motéis de São Paulo com um conceito de sustentabilidade que envolve toda sua estrutura. Venha conhecer! 


* TetraPark
Atualmente as embalagens tem sido matéria prima para idéias criativas e acabam se tornando cofres (porta moedas), vasos  para jardim suspensos e etc.

* Decoração com Pallets
Pode ser criado mesa, cama, painel, cabideiro, cadeira, sofá, vaso de plantas, escrivaninha ou outras das milhares ideias que existem que são sempre maravilhosas.
































http://www.margaretss.com.br




























Essas são somente algumas das idéias para soltarmos a criatividade e expandir nossa consciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário