sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estudo de Caso





QUEM SOMOS
A LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S.A. é uma empresa jovem e inovadora, possui tem como objetivo oferecer serviços especializados de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e saúde gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo. Atuando com o compromisso à qualidade, transparência, respeito ao meio ambiente, à saúde e a segurança dos seus colaboradores e usuários de seus serviços.

Fundada em 20 de setembro de 2004, a LOGA tem com sócios a Empresa Vega Valorização de Resíduos S.A. - VVR, do Grupo SOLVÍ, que detém 62,347% das ações e a P.N.A.S.P.E. Empreendimentos e Participações S.A., detentora de 37,653% das açõe, uma das empresa credenciada a Prefeitura da São Paulo.

Composta por mais de 1.800 colaboradores estrategicamente alocados nas áreas de administração, logística, meio ambiente, segurança e operação fazem parte da empresa.

A frota conta com cerca de 300 equipamentos, dentre caminhões especiais para a coleta domiciliar e dos resíduos dos serviços de saúde, veículos e equipamentos de socorro, automóveis e caminhões de apoio, fiscalização e controle de qualidade, além de equipamentos pesados utilizados nos aterros, na unidade de transbordo e no tratamento de resíduos.

A LOGA opera durante 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano, coletando, diariamente, cerca de 6 mil toneladas de resíduos provenientes de 1,3 milhões de domicílios, hospitais, clínicas e similares.


MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Executar seus serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos domiciliares e saúde com responsabilidade, planejamento e qualidade, valorizando o colaborador e utilizando recursos tecnológicos e logísticos, além de desenvolver a conscientização ambiental das comunidades que atendemos e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

Visão
Ser referência na gestão de resíduos, pela excelência na atuação em uma das maiores cidades do mundo, garantindo qualidade para o meio ambiente e sustentabilidade para o negócio.

Valores
Os valores que defendemos são nossas crenças para termos sucesso na missão a que se propõe: Dedicação - Planejamento - ResponsabilidadeHonestidade


A MARCA DA LOGA

Em 2009, a empresa passou a adotar uma nova comunicação visual. Seus veículos, passaram a exibir além da marca com tradicionais cestos de reciclagem flores coloridas.



A "flor da LOGA", com diferentes tonalidades, simboliza limpeza, delicadeza, alegria, o renascimento e a ressurreição - o ciclo ecológico do resíduo. Seu desenho é formado pela bolinha da marca (a letra "o", em verde) e por seis "pétalas" que representam os recipientes de resíduo com as várias cores da coleta seletiva.









POLÍTICA DE ATUAÇÃO



- Assegurar o cumprimento da legislação aplicável ao meio ambiente, à saúde e à segurança ocupacional, atendendo aos requisitos contratuais da concessão, bem como cumprir a legislação aplicável aos outros requisitos subscritos;
- Melhorar continuamente as atividades desenvolvidas respeitando sempre as responsabilidades assumidas pelo Sistema Integrado de Gestão, utilizando planejamento, recursos tecnológicos e logísticos;
- Adotar ações de prevenção ao impacto ambiental passível de ser causado pela LOGA, minimizando as emissões atmosféricas, impedindo a contaminação de solo e de efluentes, otimizando o consumo de recursos naturais;
- Prevenir, buscando a sua redução, a ocorrência de lesões e de doenças ocupacionais, analisando suas causas e sua origem, afim de preservar a integridade física colaboradores;


POLÍTICA DE QUALIDADE

O objetivo do SIG (Sistema Integrado de Gestão) é garantir que as normas sejam cumpridas, garantindo as certificações ISO 9001 e ISO 14001, mantendo um padrão de trabalho em todas as áreas.

Essas certificações indicam que a empresa caminha para a excelência, não só nos serviços prestados, mas também na qualidade de vida de seus colaboradores.

Treinamentos que reforçam a importância da segurança, colaboradores que trabalham dentro dos padrões, utilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) evitando acidentes é o que direciona a LOGA para o alcance da OHSAS 18001, certificação diretamente relacionada à segurança dos colaboradores durante a execução das tarefas.



DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

"É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". (Relatório Brundtland, elaborado em 1987 pela Organização das Nações Unidas - ONU).

Responsabilidade ambiental
O serviço de coleta, transporte, tratamento e disposição dos resíduos faz parte da limpeza urbana, fundamental para o saneamento básico, contribui para a Saúde Ambiental da cidade e, conseqüentemente, de nosso planeta.
Para realizar estas atividades, a LOGA investe em profissionais capacitados, procedimentos rigorosos e modernas tecnologias.


REGIÃO DE ATUAÇÃO
A região Noroeste de São Paulo compreende o Centro, zonas Norte e Oeste, cobrindo uma área de 174 bairros em 13 subprefeituras:





A Loga atua em dois aterros;
Bandeirantes


Vila Albertina


Nenhum comentário:

Postar um comentário