sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lixo visto com outros olhos


Devemos ter a consciência que mudanças climáticas, esgotamento de recursos não renováveis e depredação da natureza estão diretamente associados ao consumo desenfreado. Que muitas vezes não é fruto de necessidade, e sim é usado como maneira de demonstrar poder aquisito. As nossas roupas mostram a que “tribo” pertencemos, nossos carros nosso estilo, o celular... Já parou para pensar quantas das funções de seu celular, você de fato utiliza? Na maioria das vezes, apenas 10% delas são utilizadas.

A maneira mais eficiente de lidar com o problema ambiental causado pelo lixo é o consumo consciente. Devemos REDUZIR o consumo e REPENSAR a necessidade de adquirir produtos.

O melhor lixo é o que não foi gerado!

Devemos encara o lixo como uma fonte de riqueza de onde podemos retirar materiais para serem reciclados, reaproveitados e ainda obter energia.


Sugestões de Livro:

Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. Alcir Vilela Junior e Jacques DEMAJOROVIC.  2ª ed. São Paulo: Senac , 2006.
O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Ezio Manzini e Carlo Vezzol.  1ª ed. São Paulo: USP,2002.

Sugestões de Filmes:
Ilha das Flores – José Furtado
Lixo Extraordinário - Vick Muniz

Sugestões de Sites:




Nenhum comentário:

Postar um comentário