sexta-feira, 27 de abril de 2012

Caminhos do Lixo

Lixão


É uma área onde são depositados a céu aberto resíduos de diversas origens. Não há separação prévia de materiais e nem qualquer tipo de controle ambiental. Leva substâncias tóxicas para o solo e lençóis freáticos, o que caracteriza o método como bastante agressivo ao meio ambiente.

Muitos dos materiais ali depositados podem ser reutilizados ou reciclados, sendo fonte de renda para a população carente. Um grande número de adultos, adolescentes e até mesmo crianças e idosos é atraído para este ambiente onde se arriscam em busca de materiais recicláveis para venda e consumo próprio.

O lixo a céu aberto contribui para a proliferação de diversos fatores como moscas, mosquitos e ratos, o que se torna mais agravante, já que os catadores estão sujeitos não apenas a contaminação direta pelo lixo, mas também às doenças causadas por estes vetores.

O descarte de equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias em lixões pode ser catastrófico. Por conter metais pesados, os resíduos químicos dos componentes destes materiais são muito tóxicos. Esses metais entram na cadeia alimentar e como são metabolizados por organismos, ficam acumulados e causam principalmente danos ao sistema nervoso e cardiovascular.






 Elementos - Efeitos sobre o homem
Chumbo (Pb)
Dores Abdominais - Disfunção Renal - Anemia - Problemas Pulmonares - Paralisia - Encefalopatia
Cádmio (Cd)
Náusea (vômito e diarréia) - Disfunção Renal - Problemas Pulmonares - Pneumonite - Câncer
Níquel (Ni)
Dermatite - Intoxicação Geral - Câncer
Mercúrio (Hg)
Dores Abdominais - Gengivite (salivação e diarréia) - Dermatite - Lesões Celebrais - Convulções - Elevação da Pressão Arterial e Neurológica
Lítio (Li)
Lesão no Aparelho Respiratório
Manganês (Mn)
Disfunção do Sistema Neurológico - Gagueira - Insônia
Zinco (Zn)
Lesão Grade nos Olhos


Apesar do baixo custo da implantação do lixão a estrutura precária permite a disseminação de diversos transmissores de doenças, além do mau cheiro e da contaminação das pessoas que dali retiram seu sustento.












Aterro Sanitário

É o local mais seguro para descarte de lixo, pois ocorre uma disposição de resíduos sólidos, previamente selecionados, em um solo devidamente impermeabilizado, de maneira a proteger a população e o ambiente.


      É baseado em técnicas de engenharia avançadas para que ocupe o menor lugar possível e tenha um sistema de impermeabilização eficiente






      Em aterros sanitários, existe sempre um sistema de drenagem e tratamento de chorume, que é o nome dado aos produtos da decomposição de matéria orgânica oriunda do lixo, já em estado de putrefação, misturada à água das chuvas. O tratamento consiste em lagoas de estabilização, filtro biológicos, sistemas de oxidação e pré-tratamento.


      Os gases produzidos também devem ser removidos e queimados de forma adequada para evitar riscos ambientais e manter a segurança das pessoas que trabalham nesses locais. O gás produzido é o biogás composto de 40% de dióxido de carbono (CO²) e 60% de metano (CH4). Há projetos sendo desenvolvidos para utilizar o metano como combustível das próprias unidades de tratamento. Nessa reação o metano é transformado em dióxido de carbono que tem potencial 23 vezes menor que o metano no aquecimento global.



                                 






As vantagens do aterro sanitário são a viabilidade do processo, a possibilidade de receber diversos tipos e diversas quantidades de lixo e acima de tudo a utilização posterior dessas áreas, como por exemplo: parques.


      A maior desvantagem é a área que deve ser grande e implica na distância dos centros urbanos, aumentando o custo de transporte. O local deve ser também distante de rios, poços ou qualquer curso de água, evitando conseqüências mas intensas no caso de um incidente. É necessário um monitoramente periódico do aterro, dos gases produzidos e do chorume, é importante que o aterro seja o mais seco possível para que minimize o volume de chorume.


      O chorume é o principal causador da contaminação de lençóis freáticos e rios.


      Por medida de segurança, os detritos devem ser mantidos secos e isolados, dificultando o contato com a água e com o oxigênio do ar. Por outro lado, por serem necessários para a completa decomposição do lixo, os materiais depositados em aterros sanitários demora mais tempo para se decompor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário