quinta-feira, 3 de maio de 2012

O destino de resíduos especiais


RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A indústria da Construção Civil se encarrega da reciclagem do materiais formado, o que acaba sendo mais lucrativo do que descartá-lo. Efetiva o processo através da separação e posterior trituração do mesmo que irá se transformar em matéria-prima.

As vantagens dessa reciclagem são a redução da extração de matéria-prima, diminuição da geração de resíduos, redução nos custos na construção e a criação de novos postos de trabalho nas unidades de beneficiamento do material.

Exemplo de resíduos que são reciclados pela própria empresa;











ü  Pilhas e baterias possuem a função de converter energia química em elétrica para o funcionamento de aparelhos eletrônicos.
Temos uma resolução que estabelece o limite máximo de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional, com critérios e padrões para um gerenciamento ambiental correto chamado CONAMA 4001/2008.

Cabe ao cidadão devolver este material depois de usado e cabe ao varejista encaminhá-lo ao fabricante.





ü  Lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas, que possuem mercúrio em seu interior.















ü  Pneus se descartados de forma inadequada podem acumular água servir como ponto de proliferação de vetores; acumulados em aterro geram instabilidade na massa de resíduos e quando incinerados produzem gases tóxicos. Em muitas situações podem ser reutilizados e recuperado. Caso isto não seja possível, a borracha, o nylon e o arame poderão ser utilizados como matéria-prima de outras indústrias.











RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE


Os rejeitos gerados por clinicas, hospitais e laboratórios de análises clínicas são perigosos à saúde humana, devido ao risco de contaminação direta.

O processo de incineração é o mais comum e consiste na queima do material na presença de excesso de oxigênio. Dessa forma, os materiais à base de carbono são decompostos até a formação de cinzas. 

Entretanto, este método aumenta os riscos de poluição atmosférica.
Há ainda outros métodos de tratamento para reduzir a quantidade de lixo incinerado:



















Autoclavagem: esteriliza o material reciclado.

Pirólise: processo de absorção de calor na ausência de oxigênio. 





Micro-ondas: o material recebe micro-ondas.

Radiação ionizante: expõe os resíduos à radiação gama gerada por uma fonte com cobalto 60 enriquecido.


Desativação eletrolítica: trituração do material e posterior  exposição a um campo elétrico de alta potencia.

Tratamento químico: após a trituração o resíduo é mergulhado em uma solução desinfetante como: hipoclorito de sódio, gás formaldeído ou dióxido de cloro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário