quinta-feira, 31 de maio de 2012

De onde vem o lixo


De onde vem o lixo

Durante o ciclo de produção, transporte e armazenamento de determinado alimento, estima-se que haja perda de 40% a 60%. Mas não acaba por aí. Em nossas casas, desperdiçamos cerca de 20% dos alimentos consumidos. Isso, por vários motivos: uma compra mal planejada que faz com que o alimento não seja consumido dentro da validade; falta de cuidados no acondicionamento e na manipulação do alimento; consumo não consciente, com desperdício de talos, folhas e cascas que poderiam ser utilizadas já que são grandes fontes de nutrientes.
A necessidade de conservação dos alimentos fez com que houvesse um grande desenvolvimento na tecnologia de embalagens. Responsáveis por impedir que o alimento fique em contato com o ambiente, aumentando assim, o prazo de validade. As embalagens tem também outras utilidades quando associadas ao marketing do produto. Nas sociedades consumistas, é através delas que os consumidores são seduzidos a comprar. São responsáveis por cerca de 1/3 do lixo produzido no Brasil.
Num certo tempo, as pessoas acreditavam que os computadores iriam contribuir para a preservação do meio ambiente, por conta da significativa diminuição do número de papéis utilizados. Estas pessoas não contavam com o lixo tecnológico gerado por conta da procura por equipamentos cada vez mais potentes. É imprescindível uma conscientização quanto ao impacto ambiental causado pelo descarte de computadores e também esclarecimento sobre o consumo de energia e água no processo de fabricação de computadores.
Ao invés de comprar um computador, pode-se fazer atualizações para deixá-lo mais versátil. Pode-se também procurar por ONGs que aceitam computadores e periféricos (caixas de som e impressoras) doados para a realização de trabalhos de inclusão digital. Desta maneira, aumenta a alfabetização digital e diminui o número de computadores descartados no ambiente.
A Construção civil produz uma grande quantia de resíduos e a reciclagem deste material têm sido muito estudada atualmente, onde já existem indústrias produzindo materiais como tijolos e placas de calçamento, onde são utilizadas cerâmicas, sobras de revestimento e pedras como matéria-prima.
O surgimento da construção verde é como uma luz no fim do túnel. As construções desperdiçam tijolos, terras, pedras, cimento, tubos de PVC e muita água. O não planejamento das quantidades de material, o armazenamento descuidado e, um projeto arquitetônico que não leve em conta fatores ambientais são responsáveis por construções em que o desperdício custa muito dinheiro e causa grande impacto ambiental.
A captação de água de chuva e reutilização da água são maneiras de reduzir consideravelmente a utilização da água potável.  Como essa água pode ser captada e direcionada para um reservatório, pode reduzir  a quantidade que tem que ser absorvida pelo solo ou escoada pelo sistema pluvial.
O consumo de energia elétrica é diminuído quando aproveitamos a energia solar. Este aproveitamento pode ser realizado através da arquitetura da casa, onde os ambientes são projetados para utilizar bem a luz solar e instalando sistemas de aquecimento de água através de mecanismos de captação de energia solar.
Na construção verde, a obra é planejada com base na economia de energia e de água, no baixo custo de construção e conservação e também na separação do lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário